Um filósofo chinês sustenta que “Grandes realizações só são possíveis quando se presta a devida atenção aos pequenos começos”. Partindo desse princípio e observando o dia-a-dia de grandes influenciadores, sejam eles profissionais ou amadores, notei sete maneiras ou caminhos para chegar ao objetivo desejado.
1-Reciprocidade Positiva: “É dando que se recebe, e se recebe de novo”.
De acordo com sociólogos e antropólogos, uma das normas mais generalizadas e básicas da cultura humana é a regra da reciprocidade positiva (retribuir na mesma moeda o que outra pessoa forneceu).
2-Compromisso e coerência: “É mais fácil resistir ao princípio, do que ao final” – Leonardo da Vinci
Os psicólogos reconhecem um desejo na maioria das pessoas de serem e parecerem coerentes com suas palavras, crenças, atitudes e ações. Portanto, a coerência pessoal é muito valorizada pela sociedade. Uma orientação coerente proporciona um atalho valioso em meio à complexidade da existência moderna. “Lembre-se qual foi o comportamento no passado que ele será espelhado no futuro”.
3-Aprovação Social: “Onde todos pensam igual, ninguém pensa muito.” – Walter Lippmann
O princípio da aprovação social afirma que as pessoas observam outras pessoas para decidir em o quê acreditar ou como agir numa situação. Portanto, A aprovação social é mais influente sob duas condições: a incerteza (estão inseguras ou em situações ambíguas) e semelhança (seguir a liderança de outras pessoas semelhantes).
4-Afeição: “A tarefa principal de um advogado de acusação é fazer com que o corpo de jurados goste de seu cliente” – Clarence Darrow
Logo, as pessoas preferem dizer sim a indivíduos que conhecem e de quem gostam. Aspecto pessoal que influencia a afeição é a atratividade física. Gera impressões favoráveis no talento, gentileza e inteligência. Em suma, o segundo fator que influencia a afeição e o consentimento é a semelhança. Gostamos de pessoas que sejam iguais a nós.
5-Autoridade: “Siga um especialista” – Virgilio
Os membros da nossa sociedade são doutrinados a obedecer às autoridades, pois representa uma conduta correta. Portanto, obedecer às autoridades é um atalho na tomada de decisão, devido aos altos níveis de conhecimento, sabedoria e poder que esses indivíduos geralmente detêm.
6-Escassez: “Para amar qualquer coisa basta perceber que ela pode ser perdida” – G. K. Chesterton
De acordo com a TEORIA DA REATÂNCIA PSICOLÓGICA, as pessoas vão querer MAIS do que antes, aquilo que foi limitado ou retirado. O princípio da escassez é valido por dois motivos:
a. As coisas difíceis de obter costumam ser mais valiosas, por isso a disponibilidade de algo indica seu valor.
b. À medida que as coisas se tornam menos acessíveis, perdemos liberdade.
7-Influência instantânea (Consentimento primitivo para uma era automática): “Todo dia, de todas as maneiras, estou ficando melhor” – Emilé Coué e “Todo dia, de todas as maneiras, estou ficando mais ocupado” – Robert Cialdini
Dessa forma, uma característica fundamental dessa era da velocidade e de grandes mudanças consiste em fazer escolhas confiando, consentindo, concordando e acreditando. Pois, na maioria das vezes, não há tempo para uma análise mais cuidadosa.
Conclusão das sete maneiras ou caminhos para chegar ao objetivo desejado
Em suma, o nem sempre os pequenos começos são simples, curtos ou fáceis, entretanto as sete maneiras ou caminhos para chegar ao objetivo desejado podem ajudar a fazer a diferença.
Agora, entenda como funciona o recrutamento de profissionais para o Mercado Tech do Brasil e no mundo desenvolvido!!!
Fonte: imagem capa
Esses artigos do Mercado Tech Brasil também podem te ajudar:
- Como estruturar o lançamento de um novo projeto, ferramenta útil para time de Produtos e Growth!
- Sobrecarga no trabalho, o que fazer? Dicas de como lidar com os sintomas
- Da Escassez ao Abundante: A Importância da Estratégia Baseada em Dados
- Como traduzir frases através de documentos reais, Use ferramenta online que traduz palavras!
- Como potencializar resultados de time de Gestão de produto, dê foco ao processo e evite layoffs!