O Mercado Tech Brasil apresenta uma análise desmistificando esse mito sobre fechar aplicativos no celular. A resposta é: -Economize bateria, não feche aplicativos do celular!
A ideia de fechar todos os aplicativos no celular para economizar bateria e aumentar a velocidade é uma crença comum. Muitos acreditam que isso limpa a memória RAM e melhora o desempenho. No entanto, será que essa prática realmente traz benefícios? Portanto, vamos entender mais sobre!
Por que encerrar os apps não economiza bateria do celular?
Fechar os aplicativos para economizar bateria no celular é uma prática comum, mas tanto a Apple quanto a Android afirmam que isso não resulta em economia significativa de energia. De acordo com Hiroshi Lockheimer, vice-presidente de engenharia da Android, mexer com a gestão de aplicativos em execução pode até causar problemas adicionais.
Em suma, os engenheiros da Apple também recomendam fechar aplicativos do sistema apenas em casos de mau funcionamento, falhas ou suspeita de vírus, já que os apps em segundo plano consomem muito pouca energia.
Portanto, confiar nos recursos de gestão de bateria do sistema é a prática mais eficiente e não demanda esforço adicional do usuário. Forçar o encerramento de aplicativos pode, na verdade, consumir mais energia e bateria, pois o sistema precisará reiniciar o processo ao abri-los novamente.
Se você busca maneiras de economizar a bateria do seu celular, aqui estão algumas dicas simples e eficazes:
- Reduzir o brilho da tela e/ou usar o modo noturno também pode ser muito útil. Um estudo da Universidade de Purdue (EUA) demonstrou que a função de escurecimento de interfaces de aplicativos proporcionou uma economia de 3% a 9% de bateria em dispositivos testados, como Pixel 2, Pixel 4, Pixel 5 e Moto Z3.
- Ativar o modo de economia de energia é uma medida fundamental. Independentemente da abordagem específica da fabricante, essa função reduz significativamente o consumo de recursos dos aplicativos.
- Desativar os sinais de Wi-Fi, Bluetooth e o uso de dados quando não estão em uso é uma prática eficaz. Se não estiver utilizando essas funções no momento, não há necessidade de mantê-las ativadas.
- Por fim, desativar as configurações de geolocalização dos aplicativos não só contribui para economizar a energia do celular, mas também ajuda a preservar a privacidade, evitando que os apps continuem coletando e processando dados constantemente.
Portanto, agora que você já entendeu Economize bateria não feche aplicativos do celular, aprenda 7 dicas para aumentar a durabilidade da bateria do celular!
Fonte: imagem capa e texto.
Esses artigos do Mercado Tech Brasil também podem te ajudar:
- Como estruturar o lançamento de um novo projeto, ferramenta útil para time de Produtos e Growth!
- Sobrecarga no trabalho, o que fazer? Dicas de como lidar com os sintomas
- Da Escassez ao Abundante: A Importância da Estratégia Baseada em Dados
- Como traduzir frases através de documentos reais, Use ferramenta online que traduz palavras!
- Como potencializar resultados de time de Gestão de produto, dê foco ao processo e evite layoffs!