Pesquisar
Close this search box.

A diferença entre Liderança e Gestão no Mercado Tech do Brasil

A diferença entre Liderança e Gestão no Mercado Tech do Brasil

Segundo a Page Talent, no século XXI, aproximadamente 75% das demissões são motivadas pelos chefes. As causas que motivam essa atitude podem ser inúmeras, mas uma coisa é certa, essa tomada de decisão nunca será motivada pelos líderes. Portanto, é importante entender qual a diferença entre Liderança e Gestão no Mercado Tech do Brasil.

Dessa forma, observamos que o sistema de ensino regular no Brasil não prepara e projeta novos profissionais para o mercado. Logo, dois pilares que são fundamentais para o desenvolvimento profissional estão longe das grades curriculares: Resolver problemas complexos e Liderar equipes.

A diferença entre Liderança e Gestão

Ambos os termos podem vir a ter uma amplitude imensa de interpretações. Porém, as mais singulares já bastariam para aumentar a confiança de um profissional emergente diante de situações reais e desafiadoras do mercado de trabalho (Tech).

Em suma, a função gerencial deve garantir o bom funcionamento de qualquer empresa. A liderança está atrelada à articulação, inspiração e atenção às possibilidades reais de crescimento e mudança.

Contudo não deve-se confundir funções específicas de liderança com algumas outras funções genéricas de gestão como: lidar constantemente com mudanças, definir direções a serem seguidas, orientar, inspirar, motivar e desenvolver pessoas.

A diferença entre Liderança e Gestão

Qual é o perfil de um Líder? E qual o perfil de um Gestor?

Líderes são profissionais que têm grande capacidade de estabelecer consenso, que exercem uma autoridade bem definida atrelada a uma fluência em conexão, em uma base de transparência e objetividade.

Os principais pilares de uma boa liderança é a autoconsciência, autodisciplina, automotivação, empatia e habilidade social. 

Portanto, pode-se adaptar uma frase do Max Gehringer sobre a relação presidente e diretores para gestor e seus diretos: 

“A gestão dá a impressão de ser uma função estática, mas não é; seus diretos estão permanentemente empurrando o gestor ou para cima, ou para fora”.

Max Gehringer

Em suma, podemos resumir em uma frase a diferença: “Um líder pode definir uma meta para a organização, enquanto os gestores trabalham para desenvolver um plano para alcançá-la.”

Agora que você já sabe a diferença entre Liderança e Gestão, entenda a diferença entre um profissional comum e alta performance no mercado Tech.

Fonte: imagem capa

Fonte: LinkedIn

Esses artigos do Mercado Tech Brasil também podem te ajudar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.